Qual a diferença entre o Psiquiatra e o Psicólogo?





Olá pessoal!

Escrevi este artigo para sanar possíveis dúvidas sobre as principais diferenças de atuação dos dois profissionais. Vamos acompanhar?

1ª) A graduação: o psiquiatra é médico. Ele cursa 6 anos de medicina e mais 2 ou 3 anos de residência em psiquiatria. O psicólogo para atuar cursa 5 anos na graduação em Psicologia e se especializa em uma das diversas áreas de atuação (clínica, hospitalar, educacional, social, esporte, do trânsito, jurídico) e em uma linha teórica que será a sua abordagem, que o auxiliará para nortear sua escuta e acolhimento das demandas, que podem ser a psicanálise, cognitiva comportamental, psicologia analítica, existencial - fenomenológica, entre outras.

2ª) O foco: o psiquiatra é medico e, portanto, seu foco está voltado para a percepção dos sintomas de determinado transtorno mental do paciente, administrando medicações (psicotrópicos) para a diminuição dos sintomas, para que o paciente possa ter o mínimo de condições de levar a sua vida.

O psicólogo pauta sua atuação para a compreensão daquele paciente ou grupo que está atendendo, uma compreensão dinâmica de todas as áreas da vida do paciente, para tentar entender os pontos que levam tal paciente ao adoecimento e, junto com ele, empreender uma forma de corrigir estes pontos, ajudando o paciente a retomar o controle de sua vida.

A atuação do psicólogo em todas as áreas busca sempre a promoção da saúde mental e qualidade de vida, atuando também na prevenção e no diagnóstico de situações que podem conduzir ao adoecimento mental.

Vale a pena salientar que o trabalho do psiquiatra e do psicólogo são complementares: em determinados casos, o psicólogo não consegue mais alcançar bons resultados apenas com as suas intervenções sem a administração de medicamentos psicotrópicos, assim como só os medicamentos prescritos sem o acompanhamento psicoterapêutico fazem pouco ou nenhum efeito, retornando ao que era antes do início do uso dos medicamentos, sem ganhos razoáveis.

O mais importante é que você procure um profissional da área psi quando você sentir muita tristeza, ideias fatalistas em relação ao futuro, medos, estresse, abuso ou uso excessivo de substâncias, eventos e perdas traumáticas, mudanças de atitude ou humor constantes. O fator tempo é primordial! Portanto, busque ajuda o quanto antes, melhore sua vida!




Comentários